Até que enfim te achei, Bullet Journal!

Melhor coisa do meu mundo: descobrir alguém que soube traduzir o que eu estava querendo (dizer ou fazer)!

Gosto muito de ter a vida organizada. Não tenho TOC organizacional, nem sei organizar armários e gavetas milimetricamente. Meus armários e gavetas tem lógica, mas são meio bagunçadinhos.

Tenho cardápios para todos os dias, coisas a fazer, projetos que quero desenvolver, livros que quero ler, aniversários que não posso esquecer... ou seja, sou uma mãe de família normal que procura uma maneira de se organizar.

Esse ano já tinha pensado: vou manter meus compromissos na agenda do celular, que não me deixa esquecer, e vou arrumar um caderno que vou usar para tudo. Chega de um para cardápio, outro para relação de livros e por aí vai. A cada mais ou menos 6 meses me encontro com minha lista de livros para ler, por exemplo. E lista de ideia de presentes? Devo ter umas 10 e nunca estão por perto.

Peguei um caderno antigo e já comecei a jogar um monte de coisas lá. Aí... Estava navegando na galáxia Pinterest, e vejo lá: "how to make a bullet journal". Journal é diário, já me interessou. Abri o post e... voilà! Diante dos meus olhos se materializava exatamente o que eu estava pensando, só que numa versão muuuuuito mais legal.

Deixei o caderno antigo, comprei um novo e estou animada fazendo meu Bullet Journal, que é justamente um lugar onde não está minha agenda de compromissos, mas as coisas para as quais preciso ter espaço na agenda.

Vou mostrar como está ficando o meu, quem sabe também não é o que você procura? Esse diário não tem uma forma fixa, é você mesma quem cria, com aquilo que faz parte da sua vida e da sua rotina. Tem que ser de uma maneira que funcione para você. Por exemplo: o meu é a lápis, fora alguns detalhes. Se você tem tempo, vale a pena usar lápis de cor, canetinha, adesivos, colagens, o que te der prazer. O mais importante é que o seu "Bullet Journal" te faça ter vontade de abri-lo.

Simples, elaborado, curto, longo, poucas folhas, muitas folhas. Tudo por sua conta. Veja o que estou falando. O meu está escrito em inglês e português misturados, é como me sinto mais confortável. Faça o que te deixa confortável.





Primeiro encontrei um caderno com a vibe que eu quero para o meu ano.




Na primeira página, o óbvio que eu não tinha imaginado e resolveu meus problemas... um índice!
Fiz todo de lápis, pode ver que nem terminei ainda.

Como falei, esse diário é totalmente pessoal, então você pode colocar QUALQUER coisa que quiser nele. Veja o que eu coloquei:

- Word of the Year - palavra para o ano. Sempre tenho uma palavra falando alto no meu coração, que eu busco em oração. É ela que me norteia para todo o resto.
- Year at a glance - calendário anual, todo o ano em uma página só. 
- Monthly Calendar - calendário mensal. Encontramos um calendário fofíssimo de Star Wars, que colei no caderno
- 2017 Goals - minhas metas para 2017
- 2017  projects - meus projetos e ideias mais loucas, separados em categorias: pessoais, para a comunidade, de trabalhos manuais
- Weekly Schedule - a agenda básica da semana, o que acontece em todas elas.
- Daily Overall Schedule - também aquilo que pertence a todos os dias.
- Books TBR e STATS - livros para ler e suas estatísticas (quando li, qual o gênero...)
- Blog Ideas e Stats - para quando vier a ideia mas não for a hora, e as estatísticas (quantos leram e outras informações)
- Recipes to try - sabe aquelas receitas que você vê no Face, fica louca e depois esquece? É onde anoto as minhas.
- Weekly Menu - cardápio da semana
- Projects step by step - para aqueles projetos mais complicados e de longo prazo, um planejamento das etapas.
- Prayer list/Gratitude list - lista de pedidos e agradecimentos de oração
- Gift Ideas - para anotar os presentes que vejo que a pessoa gostaria ou ideias que tenho.




Minha palavra para o ano, e o lugar onde vou colar o calendário anual.






Meu calendário fofinho de Star Wars





Meus projetos secretos, que não vou revelar....
Separei meus projetos por área: Familiar, Pessoal, Profissional e Fora de Casa. Coloquei gráficos e formas que eu possa ir colorindo à medida em que for trabalhando neles. Cada número corresponde a um projeto. 

Um detalhe legal é colocar frases que você gosta e que te motivam. 



Muito espaço para detalhar todos os projetos em todas as áreas.
Esses marcadores em cima são Post-It.





To try é "para testar", e a coluna do lado é para comentar o que achei.


Um espaço para minha nova paixão: águas saborizadas


Aqui também pus ideias de lanches rápidos que às vezes vejo e depois esqueço, e em seguida, dividi as páginas para mostrar o cardápio de uma semana. Me ajuda muito com a lista de compra e diminuiu muito meu desperdício de comida.


Deu para ter uma ideia? Tenho o maior prazer de todo dia abrir um pouquinho, checar o que já escrevi e completar mais alguma coisa. Estou trabalhando em completar tudo ainda, e está sendo uma experiência muito boa.

Se você também está precisando de uma agenda que realmente atenda suas necessidades, talvez esteja na hora de criar a sua própria! Não se intimide por não ser das artes manuais. Ser bonito é legal, mas o que realmente importa é FUNCIONAR!

Se tiver dúvidas, fala comigo, se fizer também, compartilhe, quero ver!


SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são suas intenções com a minha filha?

Beleza Colateral

O DIA EM QUE EU VIREI GENTE GRANDE