Marinate Your Dreams - Marine Seus Sonhos
Marinate your Dreams - marine seus sonhos.
Ouvi essa frase num podcast hoje e ela me pegou de jeito.Uma pessoa estava contando a história do sonho dela que está completando 10 anos desde que saiu do papel, uma linda história de luta, loucura, dor e alegria. Tudo começou com uma ideia num guardanapo. A dona do sonho seguiu contando a trajetória, e a parceira dela saiu com essa expressão, "marinate your dreams". (Era uma conversa em inglês)
Marinar é pegar um alimento e transformá-lo com temperos, fazendo seu sabor crescer esperando o tempo necessário para que esse alimento incorpore os sabores dos outros ingredientes. É preciso deixar ali, descansando, por muitas horas, uma noite ou até mais de um dia. Esse processo é interessante. Acontece uma fusão de sabores e possibilidades que só o tempo cria.
Veja só: pegue seu sonho, escrito num guardanapo, num caderno, nas notas do telefone ou do computador, e coloque tempero. Pense nas possibilidades. Acrescente outras coisas. E dê tempo. Não se apresse, mas não pare. Marinar demais também não pode, senão o sabor fica desequilibrado. Sonhar e realizar é uma arte, assim como cozinhar. É preciso intuição, capacidade de adaptação (quem nunca descobriu que faltava ovo no meio da receita?), paciência, medidas e espera.
Na correria do dia a dia não dá para marinar muita coisa, mas de vez em quando é preciso. Como uma receitinha que aprendi um tempo atrás: 1 xícara de fruta amassada (qualquer fruta). Junta 1 xícara de açúcar, algum tempero fresco (manjericão, hortelã, alecrim ou outro desse tipo), tampa e deixa fora da geladeira 3 dias. No terceiro dia, acrescenta 1 xícara de qualquer tipo de vinagre, coloca num frasco de tampa hermética e põe na geladeira por duas semanas. A mistura fica lá, marinando... Depois é só coar, e fica um concentrado de fruta delicioso para colocar no chá gelado, na água com gás, no espumante, para adoçar outro suco...1000 possibilidades. Esse da foto é maracujá com manjericão, fez o maior sucesso. O próximo, que já está completando suas duas semanas, é ameixa rosada com lavanda. Estou curiosa para provar. No primeiro que fiz, todo dia tinha que abrir, cheirar e mexer para ver o que estava acontecendo. Não deu certo. No segundo, não abri, só olhei. Esperei o tempo certo. Ah, que coisa boa...
Na hora certa o que foi marinado vai ser útil, e vai ser delicioso. Enquanto está lá no açúcar e no vinagre, a mistura parece que vai dar errado, e é feia de ver. Cheia de pedaços, gosminhas, caroços, em alguns casos até casca. Mas confie, se o processo for certo, vai ficar muito bom. Sonhos que marinamos são melhores que aqueles realizados às pressas, como o casamento que planejamos desde bem pequenas. Enquanto marinamos o sonho, ele amadurece.
A dona da história que gerou esse post foi muito ousada. Escreveu, ampliou suas possibilidades, orou sobre o assunto, esperou, mexeu quando precisava, permitiu que Deus fizesse mudanças durante todo o processo, e hoje ela está aí, realizando muito mais do que jamais sonhou. Ainda vou passar dias pensando nisso: "marine seus sonhos". Talvez como uma marinada de carne, podemos ter nas mãos um pedaço de carne comum, que estava até em promoção no mercado. Não importa. Com os temperos certos, vai virar um prato inesquecível. Marine seus sonhos.
Comentários