Magia Profunda + "Freedom is Not Free" = 2016
Acredito não ser necessário acrescentar qualquer palavra sobre 2016 e seu surrealismo. Decidi que a partir de agora 2016 é um adjetivo. Quando não souber descrever uma coisa muito louca, direi: "cara, isso é muito 2016..."
No primeiro filme de Nárnia as personagens citam várias vezes a "magia profunda". Acredito que em 2016 fui iniciada nela. Foi um ano onde respostas fáceis e pré formuladas simplesmente não serviram e que exigiu de mim muita meditação e reflexão. Escrevi pouco porque foi tempo de ouvir, e não de falar. Fiquei 6 meses mergulhada em salmos, meditando em coisas difíceis de engolir com o paladar do meu cristianismo superficial.
Essa mesma postura simplista (ou simplória) diante das situações e circunstâncias tiveram que receber um tratamento de choque diante da amplitude e da profundidade dessa coisa chamada vida. Nada é como antes, tudo é mais profundo. Um pastor falou que quanto mais profundo, mais simples fica, e é verdade.
Entre tantas outras coisas, me chama a atenção a sensação de liberdade que tenho experimentado. Quanto mais profundo, mais simples, e quanto mais simples, mais livre. Sim, a vida tem regras, liberdade não é a ausência delas. Penso que liberdade é entender a justiça.
Ainda não cheguei ao mais profundo da magia e nem sou 100% livre. Não respondi todas as minhas questões nem entendi tudo ainda. Mas o que conheci da "magia profunda" e dessa liberdade me deixam com necessidade de mais. Não como uma morta de sede que tem que beber um rio inteiro de uma vez e não consegue digerir o que bebeu, mas como alguém que está disposta a uma longa e fantástica jornada.
Aquele pastor ainda disse que quanto mais o rio flui, mais ele cresce. Também se provou real. Talvez essas tenham sido as maiores lições dos últimos 366 dias: quanto mais profundo, mais simples, e quanto mais o rio flui, mais ele cresce. Só não podemos confundir simples com fácil, pois o processo de ir mais fundo é dolorido.
Como foi muito sabiamente dito pelo Coronel Ryan Gremillion: "freedom is not free", quer dizer: "a liberdade não é de graça". Liberdade é muito cara, na verdade, e não é interessante para muita gente. Poucas pessoas conseguem lidar com quem se sente livre no real sentido da palavra, com essa liberdade que sente quem se encontra em lugares profundos. Liberdade não é somente uma sensação de vento no rosto. Muito mais do que isso, é de vento no coração.
Paz e Amor, Feliz 2017!
Comentários