Fala logo e para de enrolar!

Já tem uns 20 dias que publiquei algumas perguntas para você responder com a família, com a promessa de, no post seguinte, dizer o que fazer com elas. Só que a vida acontece, e apareceram outras coisas importante para falar antes.
Ontem, conversando com uma amiga querida, cheguei à conclusão de que está na hora de ajudar a construir um propósito para sua família, a que você tem ou a que pretende ter.
O que devemos fazer quando alcançamos o que desejávamos e em vez de ser felizes, muitas vezes nos sentimos cansados, tristes e deprimidos? Olhar para o nosso propósito e, de acordo com ele, descobrir o que está fora do lugar.
Pode ser um sonho certo na hora errada, pode ser um sonho errado, pode ser um erro de interpretação. Tem que corrigir a rota.
Simplicidade tem que andar junto com flexibilidade e com capacidade de adaptação. Sonhos na nossa mente e no papel são uma coisa, mas no mundo real, sob influência da rotina, das circunstâncias e do momento podem sair muito diferentes do plano original. Para mim é isso que torna essencial ter um propósito.
Sonho e propósito são coisas diferentes. O seu sonho é um desejo, mas o seu propósito é uma certeza, a certeza do que você está aqui para cumprir. Por isso, esse propósito precisa ser levado a sério, pensado, discutido e, se necessário, refeito ou alterado.
Muita gente desanima no meio do caminho porque os sonhos não estão se realizando, mas o propósito te mantém de pé, te lembra da sua direção.
Então, aqui vai a minha contribuição para você colocar em palavras um propósito que talvez você imagine, mas nunca olhou para ele escrito, preto no branco.
Depois de responder às perguntas que estão no post do Hamster Rebelde, olhe com atenção para as respostas.
Você vai perceber um padrão, um tema, uma palavra ou sentimento que se repete. Vá escrevendo essas palavras. Você já vai começar a ver que as respostas pendem para alguma coisa, seja ela a conservação do meio ambiente, ter mais tempo com a família, ajudar o próximo, conquistas materiais ou qualquer outra coisa. As opções são tantas quantas existem pessoas no mundo.
Aqui em casa foi assim: como todos já tem idade para opinar, cada pergunta teve 4 respostas, algumas bem surpreendentes. No final, olhando para tudo, chegamos ao seguinte resumo:


Fez sentido para você? Para nós fez todo!
Pegamos essas palavras e colocamos num resumo que é padrão, assim:

" Nós, os (nome da família), acreditamos que nosso propósito como família é (o que vocês entenderam extraindo as informações das respostas), e é assim que vamos alcançá-lo:
- tendo ( princípio) e (princípio) como nossos principais valores;
- fazendo nosso lar um lugar de (adjetivo), (adjetivo) e (adjetivo);
- priorizando (valor) sobre todas as outras coisas
- interagindo uns com os outros num espírito de (adjetivo)*

*esse resumo adaptei do que está no livro da minha guru da simplicidade, Tsh Oxenreider

O nosso ficou assim:


Depois de responder às perguntas, liberamos a menor e só os maiores ficaram para decifrar o enigma.  


E baseado nessas respostas e nesse propósito, eu ainda fiz uma outra listinha:



Depois disso eu entendi de onde surgiram esses adesivos lindos de parede que falam o que se faz ou o que se é na casa. Estou pensando em produzir um.

Uma coisa importante: o que está no propósito é nosso alvo, é o que perseguiremos durante a vida, e não o que já somos. Por exemplo, organizados não é uma palavra que nos descreve muito bem, mas estamos caminhando em direção a ela. Propósito é atemporal, não pode ter prazo nem ser datado. Tem que servir para todos os dias da sua vida. Não pode ser específico demais, também, não é planejamento.

Você achou fácil? Eu achei simples, fácil nem tanto. Mas quando nós nos comprometemos e decidimos fazer, foi muito gostoso. E desde então, tenho percebido que isso nos deu um novo norte. Daí já começamos a traçar planos, e tem sido muito legal. Se quiser ajuda, fala comigo que eu ajudo. 

Como já falei antes, viver de maneira simples não é fácil, exige muita reflexão, análise, mudanças e pular da roda do hamster. Enquanto as pessoas à sua volta estarão preocupadas com o último lançamento da Apple, você vai estar até interessado, mas focado em outras coisas, que num longo prazo te darão muito mais benefícios que o último modelo de iPhone.

"Primeiro diga a si mesmo o que você quer ser; então faça o que você tiver que fazer"- Epictetus
Extraído do livro "Organized Simplicity", de Tsh Oxenreider





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são suas intenções com a minha filha?

Beleza Colateral

O DIA EM QUE EU VIREI GENTE GRANDE