A mulher que eu era


Imagem do filme Cinderella. 

Em Cinderella, a mãe ensina um segredo profundo, o fio que conduz a história da garotinha que perde sua vida estruturada e se torna órfã, sofre humilhação e abusos verbais da madrasta e suas novas irmãs durante anos, mas no final é recompensada por sua atitude diante da vida; um conto de fadas que poderia ser realidade para muitas outras Cinderelas. O segredo é: "seja bondosa e tenha coragem". Esse conselho aparentemente infantil é, na verdade, para poucos. Bondade e coragem são para os fortes. Essas palavras deveriam decorar o quarto de todas as crianças desse planeta, porque elas são as estratégias corretas para lutar com a vida, não importa como ela lute com você.

A vida bate. Bate muito; é uma lutadora casca grossa que te empurra e provoca. Como você vai encarar? A luta é inevitável e a vida é implacável; tem que ter a estratégia certa. Para cada movimento da vida você tem que ser rápida em se adaptar. Quem luta achando que é Gabriela, Cravo e Canela (eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim) apanha muito mais.

É preciso entender os ritmos da vida. A sábia Bíblia diz que há tempo para tudo debaixo do céu. Além disso, tudo muda o tempo todo: nas galáxias, na Terra e na sua vida. Um dia jamais é igual ao outro: árvores nascem e morrem, rios surgem e desaparecem, as células do corpo se renovam, os cabelos e as unhas crescem. E ainda há o fluxo infinito e constante de informações  que me obriga a tirar conclusões o tempo inteiro, pensamentos novos surgem sem parar. Aquilo com que discordo me provoca e me obriga à resposta, seja uma nova conclusão ou a consolidação do meu argumento. E os sentimentos... ah, esses são cruéis, me transformando incessantemente.

Esses acontecimentos, cósmicos ou microscópicos, me impedem de ser quem eu era há 5 minutos. Entender esses ritmos e entrar em harmonia com eles, absorvendo toda a sua intensidade sem perder a bondade e a coragem te transformam numa atleta leve e brutal, capaz de suportar alguns golpes, se esquivar de outros e desferir seus próprios ataques letais.

Não espere a vida ser boa com você, seja boa com ela. Dê espaço, deixe que corra pelo octógono. Talvez ela suba nas grades, te agrida, te xingue, te espanque, te jogue no chão e tente te sufocar. Não lute de igual para igual, porque nesse terreno é impossível dominá-la. Use bondade e coragem e mais cedo ou mais tarde ela vai acabar sorrindo para você.

Nesse momento você se olha no espelho e pensa de onde vai tirar bondade e coragem. Sua figura abatida te faz rir dessas palavras e pensar que não faço ideia da besteira que estou falando. Posso não conhecer você, suas tragédias e seus problemas, mas posso afirmar que daqui a 5 minutos você já não será a pessoa que está vendo agora, e se ela será uma versão melhor ou pior está nas suas mãos. A versão melhor começa com bondade com você e com os outros e coragem de acreditar, de olhar para Deus e pedir socorro, de sair do lugar onde está.

A gente não muda num piscar de olhos, assim como as células do seu corpo não se renovam imediatamente e nem todas ao mesmo tempo, ou você trocaria de casca como as cobras; é um processo. Abrace esse processo, coloque compressas de bondade e coragem em suas feridas, esfolie aquelas áreas cheias de pele morta com açúcar e óleo. Responda aos golpes da vida com resiliência. Use como mantra: "seja bondosa, tenha coragem", repita isso o dia inteiro.

A vida é brava, mas é justa, você vai colher o que plantar. Em alguns momentos parece que não, mas pode não ser a colheita ainda, é só a hora do adubo. Adubo é feito de podridão, a podridão ao seu redor ou que atiraram em você. Regue com bondade e coragem. Não tenha medo,  essa aparente maldade da vida é só uma preparação para você poder aproveitar tudo que ela tem de bom com a devida intensidade. Não se prenda a quem você era. É muito bom não precisar ser quem eu era há 5 minutos e poder ser essa metamorfose ambulante, como disse Raul. Deixar pelo caminho minhas células mortas e ver nascer uma nova eu em versão melhorada, turbinada, mais leve e potente. Para quem tem fé, a próxima versão é sempre melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poupar, estocar, economizar

Comer, Rezar, Amar - versão remediada (e com receita boa!)