O Gerador externo

Depois de 22 dias em Maui, ontem saí de lá. Agora estamos em Hilo,  e ontem mesmo subimos ao Mauna Kea, o vulcão dos vulcões. Dormindo há 60.000 anos, em seu topo estão vários observatórios e super telescópios. Subimos no final da tarde para assistir o ESPETÁCULO do pôr do sol, e depois contemplar as estrelas. Sem palavras. Uma imensidão de paz, silêncio e calma. Dois espetáculos para os olhos e o coração.
Há 4.000 metros de altura o silêncio chega a ser barulhento. Ele trouxe de dentro de mim tantas coisas!
A paz... a paz é indescritível.
E a paz me deixou pensando.
Ter paz é uma coisa possível para qualquer pessoa, mas a forma como você a alcança faz toda a diferença. Jesus disse que nos daria a paz Dele, e que não seria como a paz que o mundo dá.
A paz é algo que é gerado para nós ou por nós. Todo mundo precisa de um gerador de paz. Uma musiquinha, umas velas, um cheirinho bom, um "off" no botão dos problemas. Uma massagem, claro. Uma meditação básica. Sensação de paz na certa. Dessa maneira eu crio um clima que me gera paz.
Percebe?
A paz não está dentro de nós, ela é gerada.
E quando não temos condições de gerar a paz? Quando o mundo ao seu redor está desabando e o melhor que você consegue fazer é não surtar, como você pretende gerar paz?
Essa é a diferença da paz que Jesus dá. Quando Ele é o gerador da minha paz, eu não preciso criar nenhum clima, nenhuma situação. O gerador não para de funcionar na crise.
Isso é que torna uma pessoa capaz de sobreviver a coisas inacreditáveis sem perder sua paz. Não é preciso gastar energia para gerá-la. Está gerada, só precisa pedir.
Essa é a paz que vai além de todo entendimento. É a paz que sobrevive no meio da guerra, da morte, da perda, do desespero. Foi essa paz que levou um homem, depois de perder seus 5 filhos, a compor uma canção dizendo " it is well with my soul" (está tudo bem com a minha alma).
Não gaste sua energia gerando paz. Não que não seja bom fazer todas essas coisas de vez em quando, mas em vez de fazê-las para gerar paz, que seja apenas para aproveitá-la.
Na minha vida eu procuro não perder tempo com o que não me cabe fazer. Deus gera a paz, eu só a utilizo. O plano original era esse, então vou ficar com ele mesmo, porque cada vez mais ele se mostra como o melhor e mais eficiente para uma qualidade de vida impecável.

Comentários

Unknown disse…
Já diria Carol Gualberto "Que a paz de Deus venha sobre mim, excedendo minha compreensão, que Ela me encontre de manhã, seja sempre minha inspiração."

Postagens mais visitadas deste blog

Poupar, estocar, economizar

A mulher que eu era

Comer, Rezar, Amar - versão remediada (e com receita boa!)